sábado, 18 de julho de 2009

T-6 complete!! :)

Parece mentira mas é mesmo verdade... A última checkride, e voo, de T-6 já está feita!! Esta saga que começou a 30 de Janeiro de 2009, com 6 semanas de aulas académicas testes e simuladores. Seguida por quatro meses na "flight line" mais especificamente na flight (esquadrilha) dos KNIGHTS, que tem sido uma autêntica casa para nós nestes últimos meses. 35 simuladores depois, 64 voos (cerca de 90 horas) e 152 aterragens depois (algumas delas Duras, não vos vou mentir...) com muitas Boldfaces, standups e 16 EPQ's (emergency procedure quizzes) pelo meio, heis que esta fase chegou ao fim. Está na hora de me despedir deste avião espectacular que é o T-6 e embarcar, dentro em breve, numa nova aventura, mais exigente, mais dura e, acima de tudo, bem mais gratificante, pois agora, mais do que nunca, tudo está em jogo!!



O maquinão dos últimos 4 meses e o maquinão dos próximos 6!!! Pronto para fazer parte do mais recente grupo de cabeças de abóbora da 87ª esquadra de instrução, os famosos Red Bulls, na flight dos Lizards!!! Só falta saber que me vai acompanhar, uma vez que os americanos são seleccionados, consoante as notas no T-6 e um parecer dos instrutores para 4 "tracks" diferentes: T-38's ( para aqueles que querem ir para a caça e bombardeiros), T-1's (para os que querem ir para transportes), T-44's ( transportes a héclice, tipo C-130) e UH-1 (para a maltinha dos helicópteros), cerca de 11, num total de 29, querem ir para os T-38, as vagas últimamente tem sido à volta de 4 por turma, por isso vamos ver o que isto vai dar, para eles.. Porque, para mim, sendo um aluno internacional vou directamente para os T-38...
Por isso não percam o "Terror nos céus do Texas, parte II" num blog perto de vós! ;)
Grande Abraço/Beijinho e boas férias a quem as merece!

domingo, 12 de julho de 2009

Formação

Ora pois bem,

depois de umas quantas semanas sem dar noticias (duas mais exactamente...), aqui vão umas poucas...
Os voos de formação têm sido espectaculares, sem dúvida os voos mais divertidos, também mais exigentes, do T-6!! Ao principio é um bocado chato pois cada voo serve apenas para nos relembrar do maus que ainda somos!! Mas também a cada dia vamos melhorando um bocadinho, e à medida que isso acontece vamos aproveitando mais e mais cada voo... Os primeiros 8 voos são para nos ensinar o básico e preparar para o solo de formação, sem dúvida que foi aquele voo onde estava mais apreensivo, enquanto os solos iniciais voamos no próprio dia, e só temos mesmo que aterrar (nem sequer tem de ser bonito...) Em formação temos de fazer o mesmo, mais voar a pouco mais de 3 metros da asa de outro avião, com o instrutor que nos largou e outro aluno, só de pensar nisso no dia anterior ao solo a pressão não era pouca... mas também se não fossemos "seguros" não nos mandavam para lá... Confiando nos melhor julgamento do meu instrutor ( o mesmo que me largou no solo inicial ), lá "briefamos" fizémos o "step" e aqui vai disto!! Tive que "subornar" o meu crew chief com um bandeira de Portugal, para me atar o banco de trás, valeu a pena já que era o meu último solo e não tive que estar a decifrar a checklist para perceber como atar aquela treta...
"Flame check victor" com estas palavras comecei o verdadeiro solo... Fomos para a pista, descolámos, um pouco como em todos os solos, à medida que vamos fazendo as coisas vamo-nos apercebendo que afinal até somos capazes de o fazer, à macaco claro ( ou seja por repetição...) porque mal aterramos sai um URRRA da nossa boca, não houve nada fora do normal, e conseguimos trazer o avião de volta à linha pronto para voar no próximo dia, sorriso de orelha a orelha e lá se foi o último solo de T-6...
Para esta próxima semana semana esperam-se muitos voos, double turn amanhã, para tentar acabar o T-6 em beleza, leia-se: sem ter que voar no fim de semana!!!!

Um grande Abraço/Beijinho a todos/as que continuam a passar por aqui para ver umas poucas noticias...