domingo, 4 de outubro de 2009

A jornada continua....

A todos aqueles que assiduamente procuram por novas notícias neste blog, as minhas mais sinceras desculpas pela falta de actualizações nas últimas semanas!

O ritmo dos voos não tem sido propriamente aquele que a malta queria! A semana passada voei quatro vezes, pela primeira vez desde que comecei o T-38... De resto tenho voado 3 vezes por semana, que apesar de não me poder queixar muito, o que se quer são sempre 5 voozitos por semana!! :D
Os primeiros solos de transition ( vulgo contacto), para os menos entendidos, é a fase básica, onde treinamos aterragens, algumas acrobacias e começamos a conhecer um bocadinho (bem pequeno...afinal de contas ai somos alunos!!! :P) o avião, através dessas mesmas manobras... Antes de irmos solo voamos dois blocos de missões, um de 6 o outro de 5 voos. No primeiro bloco o objectivo principal é começar a aterrar o avião e fazer a acrobacia mais básica (looping, split S e immelmann) também fazemos algumas manobras para nos ensinar como é que o avião se comporta em situações mais extremas...
Split S
Immelmann

O segundo bloco é mais virado para nos preparar para ir solo e para algumas emergencias que possam ocorrer, por isso começamos a treinar aterragens so com um motor, sem HUD e no flap. Sendo que esta última é a mais complicada... Porque enquanto a voar som com um motor, a nossa maior preocupação é que o avião não fique tão lento que não de para ganhar velocidade apenas com um motor, voar sem HUD é apenas voltar ao basico, que sempre fizemos no chipmunk ou no T-6... Já aterrar sem flaps no T-38 tem que se lhe diga, primeiro porque tem umas asas, que chamar-lhes pequenas é um grande elogio! Para ajudar à festa a distância de aterragem, apenas duplica por não termos flaps!! Como se isto não bastasse, o facto de não termos flaps, significa que o manche vai ser muito menos efectivo, parece simples, mas juntando isto tudo à minha incompetência natural, complica bastante as coisas... Seja como for, a exigência não é assim tão grande.. Apenas nos pedem que sejamos seguros, ou seja mostrar que somos capazes de aterrar o avião sem nos matarmos ou destruir o avião... Para além disto também começamos a fazer acrobacias mais engraçadas, como o trevo, oito cubano e algumas manobras da caça! Tal como o pitchback e o sliceback, basicamente são voltas onde se usa a energia cinética ou potencial (respectivamente) para voltarmos o avião na velocidade em que este é mais efectivo a voltar...
A próxima fase é a checkride, em que temos de fazer isto tudo, mas com um bastante mais finesse, especialmente as aterragens! Sejam normais ou de emergencia (single engine,no flap e hud-off)
Depois espera-nos afase de formação!! :D

Por agora deixo algumas fotografias das últimas semanas...


Um grande Abraço/Beijinho a todos, boas aulas para quem as está a começar agora e bom trabalho para o resto!!

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